Rins : Pâncreas

02/07/2009 at 16:57

Os Rins
Temos dois rins, o direito e o esquerdo, localizados em cada lado da coluna vertebral, na região lombar. Os rins têm um formato semelhante ao de um feijão, e sua principal função é a filtração do sangue. Recebem cerca de 1 litro de sangue a cada contração do coração (do total de 5 litros). Cada rim contém aproximadamente um milhão de glomérulos, as unidades responsáveis pela filtração do sangue. O rim funciona de tal maneira que as substâncias importantes para o funcionamento do nosso corpo (como a água e sais) são retidas, e outras que são tóxicas quando em excesso são excretadas (como a uréia – derivada da quebra de proteínas e a creatinina – derivada da degradação muscular).
Outras funções importantes do rim são:
• Produção da eritropoetina – responsável pelo controle da produção dos glóbulos vermelhos (GV). Os GVs são os componentes do sangue que carregam o oxigênio captado pelos pulmões. Se tivermos uma maior concentração de glóbulos vermelhos, teremos uma maior oferta de oxigênio e uma melhor performance nos esportes. Com isso, surgiu o doping com eritropoetina, visando uma maior oferta de oxigenação aos tecidos.
• Produção de vitamina D –  nós obtemos vitamina D dos alimentos ou dos efeitos do sol na pele mas esta vitamina deve ser ativada no rim para ter uma função adequada no nosso organismo. Se o rim estiver deficiente, sem a ativação da vitamina D, poderemos ter uma alteração na qualidade óssea

.pes01

Anúncios

Entry filed under: Número 01.

Os Pulmões O Pâncreas



%d blogueiros gostam disto: